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Infantil

 

 

Os primeiros passos

O Infantil 1 é uma nova fase na vida dos pequenos, que agora já estão andando ou quase lá. Eles já conseguem entender o que os adultos falam e até arriscam uma palavra ou outra.

Nesta fase, alguns bebês que estão iniciando ainda precisam da presença de algum familiar durante o período de adaptação. Antes de iniciar as aulas, o educador busca conhecer algumas características das crianças, gostos ou medo, para que o bebê possa se sentir mais seguro. Em uma semana, a criança está praticamente adaptada.

Uma das melhores formas de estimular a fala da criança é escutá-la. Então, já são iniciadas as rodas de conversas. Os pais podem ajudar descrevendo o fim de semana na agenda ou alguma atividade que fizeram em casa.

Nesta fase, começam também as birras. Você vai precisar experimentar formas diferentes de lidar com seu filho nessas horas para ver o que funciona melhor para vocês, porque não há solução mágica.

 

A criança entre 15 a 24 meses

Cerca de 90% dos bebês já estão andando com esta idade, ou quase lá. São tantas as novidades que esta fase é chamada de "a época dos marcos do desenvolvimento" pelos especialistas. De uma hora para outra a criança quer usar uma cadeira normal, não o cadeirão, quer falar no telefone, quer apertar os botões do controle remoto, qualquer coisa "de adulto".

 

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Infantil 2

 

Nem bebê, nem criança

Quando os pequenos chegam aos dois anos, algumas pessoas se referem a essa fase como a primeira adolescência, pois não são nem bebês, nem crianças. Por isso, a rotina do Infantil 2 está toda adaptada para esse momento muito importante da vida deles.

A sala de aula é dividida em dois espaços: um igual ao Berçário, pois ainda precisam da brincadeiras no chão (tapete), e outro com mesinhas para que comecem a exercitar a postura de estudante, como sentar corretamente, realizar atividades em folhas de papel e até mesmo com os brinquedos de encaixe e quebra-cabeça.

O banheiro é apropriado para a faixa etária, pois é nessa fase que acontece o desfralde, realizado nos períodos mais quentes, como verão e primavera. E iniciam o uso do parque infantil.

Aos poucos, vamos mostrando como é bom ser criança, conseguir aproveitar os movimentos que vão se ampliando e a fala que trará outras possibilidades.


A criança entre 2 e 3 anos

Desenvolvimento físico: aquela criança redondinha e com dobrinhas vai dando lugar a uma com braços e pernas compridos, com o corpo mais parecido com o de um miniadulto.
Desfralde: a escola indicará com algumas semanas de antecedência a turma que participará do desfralde. Normalmente, avaliamos a maturidade de cada criança, mas fica também a critério dos pais a escolha da hora de desfraldar.
Desenvolvimento emocional e social: sou grande e sou pequeno!
Desenvolvimento da linguagem: no final do ano, provavelmente, seu filho será bom de papo e terá um vocabulário bastante amplo. Hora de impor limites em casa.

 

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Infantil 3

 

Novos desafios pela frente!

Por volta dos três anos de idade, as crianças já deixaram muitas das marcas de bebê e começam a ter um comportamento mais infantil. Além disso, usam todo o espaço da escola com mais independência e passam a ter aulas de Educação Física e participam também das aulas extracurriculares, como judô, ballet, natação, informática, música e inglês.

As atividades são diferentes, pois começam a gostar mais do desenho, do papel, dos lápis e canetinhas, começam a representar aquilo que estão pensando e a figura humana aparece (com cabeça, braços e tronco que normalmente é representado por uma bola e dois pauzinhos para as pernas).

Começa também a curiosidade pelas letras. Então, aproveitamos para explorar o movimento de pinça (ato de segurar corretamente o lápis) que vai ser fundamental para a escrita no futuro. Ao final do ano, cada aluno saberá escrever seu próprio nome, reconhecer os nomes dos amigos da turma e identificar as letras do alfabeto.

 

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Infantil 4

 

Participando da vida social e escolar de seu filho.

Princesas e super-heróis estão crescendo muito rápido, não é mesmo?! Entre 4 e 5 anos de idade, o mundo simbólico permeia a rotina e eles gostam muito de se colocarem no lugar de personagens. Por isso, a Escola fica atenta para não trocarem o mundo real pelo imaginário. Além disso, usam todo o espaço da escola com mais independência e passam a ter aulas de Educação Física e participam também das aulas extracurriculares, como judô, ballet, natação, informática, música e inglês.

É no Infantil 4 que eles exploram cada vez mais a escrita e aprendem a escrever as primeiras palavras. Nesta nova etapa, os pequenos levam pesquisas para fazerem em casa e começa aí uma fase em que pais e filhos compartilham juntos conhecimentos, o que ajuda a melhorar ainda mais o desempenho e aprendizado das crianças.

Uma das mudanças que consideramos essenciais é o jantar feito em família, em casa. Agora, as crianças fazem um lanche reforçado na escola e passam a jantar com seus familiares. Segundo pesquisas, dividir a mesa com pessoas queridas contribui para a saúde e a alegria estimula o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, com melhora no vocabulário e no desempenho escolar.

 

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Infantil 5

 

Preparando-se para o Fundamental

 

Agora, além das pesquisas, os alunos começam a ter algumas tarefas para fazer em casa. Começam a ler, escrever e deixam qualquer adulto admirado. Mas, ao mesmo tempo, é preciso de muita paciência por parte dos pais devido às perguntas incansáveis e por quererem saber o que está escrito em todos os lugares. Por isso, nessa fase é importante levá-los a contação de histórias e livrarias para ajudar a baixar a ansiedade.

 

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Diferenciais da Educação Infantil

* Inglês 3 vezes por semana

* Espaço digital com tablets, notebook e lousa digital

* Agenda digital

* Ambiente monitorado

* Capacitação Profissional mensal

* Suporte da equipe multidisciplinar representada por:

- Nutricionista: acompanhamento nutricional a fim de diagnosticar algumas patologias ou carências. Elabora, semanalmente, cardápio balanceado respeitando as faixas etárias e as dietas especiais. Palestras, capacitação dos colaboradores da cozinha, orientação aos educadores e atividades com os alunos (aulas de culinária) com o intuito de promover hábitos e práticas alimentares saudáveis, além de todos os cuidados em cumprir e garantir as normas da vigilância sanitária.

- Psicopedagoga: Atendimento individual com as educadoras visando problemas em sala de aula como indisciplina, baixo rendimento, sexualidade etc. Orientação aos Pais que necessitarem de esclarecimentos sobre possível problemática de seus filhos, dentro ou fora da escola, palestras e grupo de formação (reunião periódica com os educadores através de textos com a finalidade de sensibilizá-los para uma atuação coerente e comprometida com a educação de qualidade).

* Curso de férias

* Não emendamos feriados

* Horário estendido: integral das 7h às 19h; Intermediário com 7 horas de permanência; Horário pedagógico com 5 horas de permanência.


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